Muitos brasileiros não são familiarizados com a consulta médica pré-viagem, mas ela é essencial para que o viajante vá protegido e informado sobre os riscos de saúde aos quais estará exposto. Nos países desenvolvidos, é uma prática muito comum ir à uma clínica de medicina de viagem antes da partida.
Essa consulta deve ser realizada entre 6 a 8 semanas antes da partida por médico com conhecimento específico sobre os mais diversos destinos, o médico de viagem. Além do conhecimento clínico habitual, esse médico está preparado para reconhecer e orientar o paciente sobre possíveis surtos de doenças no país de destino, sobre como se prevenir de doenças comuns na região, sobre como reconhecer sinais e sintomas de doenças locais e sua evolução. Após a consulta, o paciente deve saber exatamente o que fazer em caso de sinais e sintomas suspeitos.
Além disso, o médico de viagem vai orientar o esquema vacinal recomendado para cada viajante, que muitas vezes vai além das vacinas obrigatórias, pois nosso objetivo é proteger o viajante e não apenas o país de destino (o verdadeiro objetivo das vacinas obrigatórias). Outra vantagem é saber quais medicamentos levar na mala para evitar risco de doença grave. O médico de viagem é treinado e preparado para saber sobre resistência à medicações no seu local de destino, escolhendo sempre medicamentos certos para cada situação.
Portanto, a consulta médica antes de uma viagem deve sempre ir além de um check-up simples, que também será conduzido pelo médico de viagem. Uma simples consulta pré-viagem não só poupa o viajante de perder dias de passeio, mas também protege a sua comunidade de origem e de destino e ainda pode salvar vidas!
Não deixe de agendar sua consulta médica pré-viagem. Sua vida vale muito e nós estamos aqui para ajudar você a aproveitá-la ainda mais e melhor!