Piscinas são ótimas para lazer ou exercício físico, porém é importante saber que existem riscos de saúde para seus frequentadores caso os devidos cuidados sanitários não sejam tomados.
Existem doenças conhecidas como doenças de águas recreacionais, que podem ser transmitidas pela deglutição, aspiração de partículas ou por contato com águas contaminadas. Exemplos dessas doenças são: diarréia viral ou bacteriana, infecções fúngicas na pele, conjuntivites, otites, infecções respiratórias, entre outras. Para evitar o contágio, é fundamental que os frequentadores do local estejam saudáveis.
Uma das maneiras de garantir que os frequentadores não apresentem doenças transmissíveis através da água, é exigir atestado médico para permitir o acesso às áreas de piscina. Portanto, condomínios, clubes, parques aquáticos ou qualquer estabelecimento que tenha piscinas coletivas recreacionais, devem exigir atestado médico para prevenir a disseminação de doenças contagiosas através da água.
O exame médico para frequentar piscina é fácil e rápido. Consiste em uma conversa sobre seus antecedentes de saúde e exame físico em busca de lesões dermatológicas. Por isso, o paciente deve ir ao exame com roupas de banho e sem esmalte nas unhas, para que o médico consiga avaliar adequadamente a pele e as unhas do indivíduo.
É muito importante que cada frequentador entenda a importância de proteger a sua saúde e a dos demais. Portanto, o paciente deve ter o bom senso de evitar ambientes de piscina se estiver com doença diarreica ou outra doença contagiosa, mesmo que munido de atestado médico concedido anteriormente ao adoecimento. Dessa forma, reduzem-se os riscos de contaminação e a piscina se mantém saudável para todos os usuários.
Gostou? Mora em Curitiba ou Região Metropolitana e quer saber mais sobre o exame médico para frequentar piscinas? Entre em contato ou agende seu horário online! A consulta pode ser no local de preferência (a partir de 4 pessoas) ou no consultório. Na Medtravel, é você quem escolhe!